Casas de shows, bares, restaurantes, empresas, condomínios, todos os lugares onde há muita circulação de pessoas estão sujeitos a lidar com situações de emergência, como um incêndio, por exemplo. Incêndios em edifícios comerciais são mais frequentes do que se imagina e, nesses momentos, cumprir as exigências previstas no auto de vistoria do corpo de bombeiros é uma forma de garantir que as pessoas tenham como salvar a própria vida, em casos extremos.
O AVCB, ou Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, é um documento que prova que o local está em dia com suas obrigações de segurança, através da adequação do local e da documentação apresentada e verificada pelo Corpo de Bombeiros.
O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros deve estar acompanhado de documentos que comprovem, por empresas credenciadas, que o local está liberado. Para isso é necessário os cuidados com os seguintes itens, dependendo do caso:
Atestado de brigada de incêndio em dia, quando o local é obrigado a manter uma brigada de incêndio;
ART de para-raios, cuja medição ôhmica deve ser feita todos os anos, sendo um elemento importante para receber seguro em caso de incêndio ou qualquer sinistro;
ART de instalação de gás, mostrando que a tubulação não apresenta vazamentos e que está funcionando corretamente;
Grupo gerador, com atestado que comprova que o aparelho funciona corretamente;
Atestado de escada pressurizada ou de escada de incêndio, devendo estar sempre livres para emergências;
Laudo elétrico, comprovando as boas condições das instalações elétricas do local;
Atestado de sistemas de combate a incêndio, como hidrantes, extintores, corrimãos, sinalização de emergência, portas corta fogos e outros itens;
Controle de Materiais de Acabamento e Revestimento (CMAR), atestando que carpetes, tintas e outros materiais utilizados no local são antifogo.
Atualização do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros
Como se pode verificar, as exigências para a prevenção de incêndios e sinistros são grandes, mas as empresas e locais de muita circulação de pessoas são obrigadas, por lei, a respeitar e a implantar os sistemas necessários, evitando maiores tragédias.
O Corpo de Bombeiros, infelizmente, não possui um número suficiente de pessoas que possa fiscalizar todos os locais certificando-se de que tudo está feito corretamente. Nas empresas, isso é feito na abertura enquanto que nos condomínios, por exemplo, a vistoria é feita no habite-se, podendo haver fiscalização através de denúncias de moradores ou visitantes.
Os cuidados para prevenir incêndios, no entanto, não dependem única e exclusivamente do Corpo de Bombeiros. Não havendo o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, o local pode ser submetido a uma multa, variável conforme o caso, com um prazo determinado pelo Corpo de Bombeiros para que os ajustes sejam feitos.
Mas, antes disso, é preciso que os responsáveis pelo local, seja o síndico, quando se tratar de um condomínio, seja o dono da empresa, quando for um local de muita circulação de pessoas, tenha a consciência e a responsabilidade de manter em ordem os equipamentos de prevenção de incêndio, procedendo vistorias periódicas e fazendo a manutenção necessária.
Não há nada que pague uma vida perdida num incêndio. Os prejuízos materiais podem ser cobertos por seguro, mas a vida não pode ser revertida. Para prevenir sinistros, os responsáveis devem tomar os cuidados necessários, evitando que possa ocorrer um incêndio, minimizando os problemas com a manutenção periódica e testando equipamentos.
Devemos, só a título de informação, lembrar que, em caso de incêndio num local e com a eventual perda de vidas, o responsável pode responder criminalmente pelas mortes ocorridas. Assim, melhor prevenir, já que remediar será impossível depois.
Fonte: https://www.ohub.com.br/ideias/quais-problemas-podem-ocorrer-se-nao-tiver-o-auto-de-vistoria-do-corpo-de-bombeiros/#.WTruLWjyuM8